Jump in

27 de fev. de 2012

■ The Last Guardian: Quando tudo dá errado

















Há algumas semanas recebemos a notícia mais trágica do ano: a saída de Fumito Ueda do Team ICO. Para quem estava em alguma caverna na última década e não conhece o seu trabalho, basta dizer que foi ele o responsável por dois dos três melhores jogos já lançados para consoles desde que videogame é videogame. Sua primeira obra foi planejada para ser lançada ainda no primeiro Playstation, mas devido à complexidade do projeto e o baixo poder de processamento do 32 bits da Sony, Ueda achou melhor migra-lo para o Playstation 2 e usar todos os recursos que o novo console poderia oferecer. Foi então que em 2001, o até então desconhecido Japan Team concebe ICO, um dos maiores sucesso de crítica que temos notícia. Graças a ICO, toda a mídia especializada foi obrigada a colocar um assunto em pauta: Games poderiam ser considerados arte?

Quatro anos mais tarde, não satisfeito com o impacto que causou na indústria, Fumito Ueda nos surpreende novamente com Shadow Of the Colussus, um jogo mais voltado para ação, mas que compartilha da mesma "alma" de ICO. Apesar de SotC não ter sido um sucesso de publico (assim como ICO), o mais novo jogo do Japan Team (que agora também era conhecido por Team ICO) recebeu muitos elogios da crítica especializada, e hoje em dia, qualquer top 10 de credibilidade cita o game como uma das maiores obras já criadas em formato digital.

Depois de dar um resuminho básico para os desavisados, voltemos à programação normal.

Com o lançamento do Playstation 3, os fãs que acompanham o trabalho de Fumito Ueda ficaram ansiosos com o que o Team Ico poderia fazer com o mais novo console da Sony. Não demorou muito e a espera teve um fim. Finalmente o Team ICO se pronunciou e, pra variar, o mundo parou para escutá-los. O novo projeto da equipe foi batizado de "The Last Guardian", e assim como os outros games, a atmosfera inigualável criada abalou as estruturas de quem duvidava da genialidade de Fumito Ueda. Enfim os fãs da "série" tiveram a certeza que algo muito bom estaria por vir...

Antes de continuar com o texto, assistam ao vídeo de The Last Guardian e sintam um pouco da magia do gênio Ueda.



Entenderam do que estamos falando? Se não, você já pode voltar a jogar Farm Ville.

Não é novidade para ninguém que a Sony está sem comando. Recentemente Kaz Hirai foi promovido presidente da empresa para tentar salvá-la de seguidos prejuízos. Mas como o assunto é The Last Guardian, no que se refere ao jogo, o alto escalão da companhia começou a questionar Fumito Ueda sobre a demora do lançamento do novo game. É importante que se diga que o jogo está em produção há cinco anos, e por incrível que pareça, segundo as informações mais recentes, só agora que conseguiram deixá-lo jogável, o que de certa forma causou espanto de todos. Com tanta pressão em cima do Team ICO, não poderia acontecer outra coisa, e em uma das ações mais sem sentido que já tivemos o desprazer de acompanhar, os executivos da Sony decidiram não mais ter Fumito Ueda no seu quadro de funcionários. Sinceramente, na minha opinião essa ordem deve ter sido dada por alguém possuído por algum demônio ou coisa parecida. De qualquer forma, para deixar a situação menos humilhante, fomos informados que Fumito Ueda saiu da Sony e agora irá trabalhar como free lancer (piada!) e que permanece na produção de The Last Guardian (piada²). O mais engraçado é que TODOS os studios da Sony estão ajudando a finalizar o jogo, metendo o dedo e interferindo na visão do criador. Resumindo tudo: Foderam todo o projeto!

Pode até ser que The Last Guardian seja um grande jogo, com gráficos, física e sons de primeira qualidade, mas dificilmente terá aquele impacto que todos nós esperávamos. Sem Fumito Ueda como mentor e responsável pelo projeto, a chance de dar merda é grande.

Em movimento fica surreal
Eu lamento muito pela Sony ter tomada está decisão. Ueda é um dos maiores gênios que já surgiram neste mercado e merecia mais respeito por tudo que fez. Espero muito que eu queime minha língua e que o jogo mantenha a qualidade dos títulos anteriores, mas pelo andar da produção e pelos rumores que circulam na internet, parece que tudo será feito as pressas e que a "franquia" será enterrada após a terceira versão.

Vamos torcer.

3 comentários:

SotC foi o unico jogo que conseguiu arrancar algumas lagrimas desse velho guerreiro virtual..
..

SotC foi o unico jogo que conseguiu arrancar algumas lagrimas desse velho guerreiro virtual..
..

Eu nunca chorei ao jogar Vídeo games. É bem verdade que já senti vontade de chorar, mas nunca escorreu uma lágrima dos meus olhos.kkkkkkkk

A parte que você chorou tem algo a ver com um cavalo??? *___________*
Com toda certeza é uma das cenas mais emotivas de toda a história.

Postar um comentário

Solta a voz