Jump in

20 de abr. de 2012

■ Pitfall: O grande adventure da ACTIVISION!

Volte no tempo. Estamos no começo dos anos 80. Ligue sua TV de tubo, cabo RF, conecte seu Atari e comece o jogo. Dois minutos depois você ouve o som característico que atesta que você acaba de morrer. Talvez você já deva ter descoberto o jogo que iremos abordar a seguir. Sim, hoje estamos aqui para falar de um grande clássico que ainda continua sendo muito jogado pelos retroaventureiros. Hoje a prosa é sobre Pitfall! YEA YEA
Perdendo Vidas
Em uma época em que os jogos apenas aumentavam o nível de dificuldade (leia-se número de inimigos e velocidade), Pitfall força o jogador a seguir por lugares novos, sem saber o que lhe espera a frente. E quando falamos isso podemos esperar de crocodilos mordendo seus pés (enquanto você os usa como apoio), até troncos que rolam sabe-se lá de onde, prontos para te derrubar. Simples armadilhas, como o próprio nome do jogo já diz (tradução de Pitfall).
Jogabilidade apurada
A mecânica do jogo é direta: o herói Pitfall Harry está em uma floresta (labirinto?), e o jogador deve recuperar 32 tesouros em um período de 20 minutos. Parece bem simples, não acha? Mas não é. Você terá que pular em momentos exatos, ter paciência para esperar a ocasião certa para suas ações e também criar estratégias para seguir são e salvo durante a sua jornada. Pitfall atingiu um patamar gráfico jamais visto no Atari. Suas cores são vivas, com belos sprites que se movimentam com muita fluidez (lembre-se que estamos falando de um jogo de Atari, ok?), dando uma bela primeira impressão para o jogador. O próprio criador do jogo fala que apenas lançaria o jogo quando conseguisse ter um personagem correndo normalmente pela tela. 
Mesmo arcaico, o áudio não deixa a desejar, tanto que é lembrado até hoje, talvez por sons engraçados, que marcavam o que estava acontecendo na hora; talvez por ser tão ruim que chegava a divertir devido aos recursos precários da época. Mas não foi apenas o som que marcou. Pitfall foi um jogo com uma vendagem incrível, o que facilitou a entrada de outros títulos semelhantes no mercado gamer, além de ser o responsável por influenciar muitos jogos, inclusive os atuais (jogue Temple Run para IOS e Android e tente não se lembrar de Pitfall). Uma grande ajuda para alavancar suas vendas foi à presença do famoso ator Jack Black em um de seus comerciais.

E se você acha que gratificação por excelência aos jogadores mais habilidosos é coisa de agora, a ACTIVISION já havia pensado nisso bem antes de virar febre nas redes online dos consoles atuais. Após alcançar determinada pontuação, o jogador não recebia nenhum tipo de gratificação virtual, ao invés disso, era enviado um brinde para os que conseguissem a marca de 20 mil pontos.


Para participar, bastava enviar uma foto do score via correios e aguardar sua recompensa no conforto do lar (isso sim é um desafio que vale a pena!). Com tudo isso, Pitfall virou um sucesso fácil, um ícone pop dos anos 80, com uma legião de fãs fanáticos espalhados pelo planeta. Foram lançadas novas versões para outras plataformas, que não chegam a ser ruins, aliás, alguns são até divertidos de jogar- como o Pitfall de PSX e a versão do Super Nintendo -, mas nenhum conseguiu chegar perto do sucesso da versão original. Para encerrar, se você nunca jogou Pitfall ou não deu a devida atenção que o jogo merece, experimente e surpreenda-se com sua jogabilidade desafiadora. Agora se você já é um “velho de guerra”, arrebente o contador de pontos, mas infelizmente não vai mais adiantar enviar cartinha para a ACTIVISION. Sorry.

Até a próxima matéria!

3 comentários:

Que maravilha poder relembrar desse jogo. Fui viciado nisso por muito tempo XD. E não poderia deixar de comentar o vídeo do Jack aí.... que bizarrice kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu pelos comentários, Shirley!
Pitfall foi um dos grandes jogos do passado, mas confesso a você que a versão que mais joguei foi a de super nintendo. Sem contar que, ao que parece, o game foi um dos que influenciaram Uncharted de PS3.

Grade abraço!

Clássicão! E eu tb adorei a versão do Super Nintendo. Muito divertida!

Postar um comentário

Solta a voz