Jump in

15 de abr. de 2012

■ A saga dos Furiosos Guerreiros de Ikari

Ahhh... E de novo, os anos 80.....

Como estou meio saudosista, hoje irei falar de outro jogo impactante dos anos oitenta. O título em pauta é um clássico lançado pela SNK e que fez muito sucesso em diversos sistemas. Se você ainda não se ligou do que se trata, estamos nos referindo a Ikari Warriors, um dos precursores dos jogos de tiro com visão isométrica. E para "variar um pouco", o tema "guerra fria" volta as nossas páginas (e não estou falando da guerra entre Kibom e Yopa, para que fique claro oO). Mas antes de começarmos com o retroreview, que tal voltarmos um pouco no tempo para criar um clima(ui!)? Se preparem que a parada será meio tensa^^

Sentindo o feeling
Estávamos saindo de uma época onde as suíças eram a moda e entrando de cabeça nos cabelos desgrenhados... 

...E cabelos certinhos para bárbaros
Também tínhamos uma linhagem de filmes onde o cérebro não era a melhor arma a ser usada (o único que tinha essa vantagem era James... James Bond) e uma cultura pop que causaria vergonha até ao mais saudosista. Mas também foi um período que foram produzidos os melhores desenhos ever! . Mas voltando aos filmes, verdadeiros ícones do cinema pipoca nasceram e morreram durante os longos anos oitenta... Os maiores que podemos destacar foram os bombados Arnaldo Schwarzenegger e Sylvester Stallone (recém chegado do cinema porno LOL).

Infelizmente, com o tempo estes ícones acabaram criando OUTRA COISA além de uma partícula de inteligência

(acho que as rugas e os relacionamentos ditos estranhos são contagiosos....)

Entretanto, na época em que "cabra macho" tentava andar segurando mais de 300kg de munição, dez armas em cada uma das mãos e falava com a boca torta, surge uma das máquinas mais expressivas de todos os tempos.

IKARI Warriors
(IKARI = Fúria/Raiva/Ódio (sendo a tradução literal) | Warriors = guerreiros)

Lançada em 1986, pela SNK (Shin Nihon Kikaku - Projeto Novo Japão / Shin = Novo / Nihon = Japão /Kikaku = Projeto), esse jogo tinha o que muitos prometeram e cumpriram com muita competência, mas nenhum deles conseguiram chegar a um nível tão alto como IKARI.

Start Game
Em um vôo de reconhecimento, a aeronave que levava nossos dois heróis, Paul e Vince.......
PÉÉÉÉÉÉÉÉRAIIII!!!!!!!!
Mas quem são esses dois "oportunistas"? Os nomes ORIGINAIS dos dois guerreiros, no ato do lançamento do jogo (no Japão, claro) eram Paul e Vince: dois mercenários que.... Peraí, deixa eu voltar a programação normal.
Eh, onde eu estava mesmo? Ah sim!
...Paul e Vince estavam em uma aeronave (mais conhecida como avião) mas foram abatidos. A história começa com uma aterrissagem de emergência em meio a uma floresta (que deixa a entender que...), aparentemente no Vietnã, e dela, emergem apenas os dois sobreviventes, que irão lutar com unhas, dentes, armamentos e tanques, para conseguir resgatar seu comandante, raptado por Neonazistas.
Curiosidades sobre o jogo:
Ikari foi uma das franquias que mais teve versões para consoles caseiros e computadores. É praticamente um absurdo a quantidade de ports que foram lançados. Entre os sistemas agraciados, temos: Nintendo Entertainment System, Apple II, DOS, Atari ST, Atari 2600, Atari 7800, Amiga, ZX Spectrum and Amstrad CPC, MSX e DUAS (pasmem!) versões para o Commodore 64!

Esse foi o segundo jogo da SNK a utilizar o controle LS-30 para arcade:]
Como demonstrado no video, alem das 8 posições normais de alcance do controle, o jogador  ainda tinha a ROTAÇÃO do controle, que permitia que o guerreiro rotacionasse no cenário, atirando em  8 direções! Esse tipo de controle foi utilizado primeiramente no jogo TNK3, outra produção da SNK

O jogo Arkanoid utilizava um controle similar, mas apenas na rotação, que servia para controle da nave que não podia deixar a peteca..... Bola, cair fora do campo.

Plágio?
Com o lançamento de Rambo 2 no Japão (Rambo: Ikari no Dasshutsu ou "A furiosa escapada") rumores surgiram acusando a SNK de plágiar o filme,  pra não ser processada, foram criados dois personagens (Vince e Paul), que mudaram de nome em outras localidades, passando a ser chamados de Ralf e Clark, respectivamente, os guerreiros azul e vermelho.

Explorando a imagem
Essa foi a primeira máquina arcade a ter munição contada e também a primeira a contar com um sistema de "Red Spot'": fique parado por muito tempo sem movimentar o cenário e sinta a emoção de se tornar alvo de um míssil vindo não se sabe lá de onde.

O game saiu para diversos sistemas. Confira alguns vídeos de algumas conversões:

  Versão para o Commodore 64

  MSX 2.0

  Zx Spectrum

Continuações
■ Victory Road 
(Dogō Sōken / The patchway to fear / O caminho para o terror)

Considerado uma continuação DIRETA (NÃO!) do jogo IKARI Warriors, Victory Road começa após o salvamento do capitão Nascime.... Furyuken Yamasaki.....GENERAL KAWASAKI (na versão americana, Coronel Cook). Os dois heróis pegam um avião e, na viagem de volta, aparece uma nuvem que os levam para um futuro distante. Logo em seguida os nossos heróis se encontram com uma criatura chamada Zang Zip, o responsável direto pelo caos que toma conta do planeta. Cabe ao jogador libertar a terra do domínio de Zang e restaurar a paz. Bom, ao invés de (des)aparecer com Ralf e Clark, quem foi nessa foram os dois desafortunados,Vince e Paul. A máquina contava com o mesmo esquema de controle da versão IKARI, assim como o estilo gráfico. Pouca coisa foi aprimorada. Contudo, essa continuação não fez tanto sucesso como o primeiro game.

■ Guerrilla War / Guevara!
Sua segunda continuação (que não deveria ter NADA a ver com a franquia) bota o jogador na pele de dois carinhas BEM conhecidos. Fidel Castro e Che Guevara reinam absoluto nessa versão, sendo os personagens jogáveis da aventura.

(Nota do editor: O texto a seguir é um outro ponto de vista do retroreview que publicamos aqui)

Como o título é japoronga (como sempre), em Guevara, os dois revolucionários estão querendo deter (mais um) ditador (...) para salvar a sua ilha. A versão americana não consta os nomes dos dois (claro!), nem do chefão final (que é relacionado com a história de Che e a derrota do regime imposto por Batista em Cuba na década de 50) Houve versões para equipamentos caseiros, e é nessa época que o NES começou a se sobressair das outras versões devido ao seu poder de processamento. Claro que a versão arcade conta com o mesmo estilo de controle das outras versões. Portanto, é praticamente mais do mesmo.

  NES

E depois de TANTA palhaçada, agora os dois heróis (Clark e Ralf, finalmente) estão de volta (onde?) no campo de batalha em: 

■ IKARI III - The Rescue

Em Ikari III - The Rescue (NÃO TEM NOME JAPONÊS!!!!!), os nossos heróis irão salvar a filha do presidente (minha santa mãe!) que foi raptada por um monte de gente que não gosta dele (sacou?). Para ter uma diferença básica dos outros jogos, DESSA VEZ você pode lutar com braços e pernas. Traduzindo: é possível espancar seus inimigos!!!!! Infelizmente, a visão do jogo se torna o grande vilão desse estilo adotado pela SNK.

Enquanto que a versão arcade conta com essa pérola de história, a versão NES - que parece que foi a única a dar as caras, tem....

"No final do século 20, uma recessão econômica quebra todas as nações, botando pânico no mundo inteiro. Graças a isso surge um grupo de anarquistas que se denominam "Crime Ghost" e que quer dominar o mundo (ai...meu... SACO!). Consequentemente, essa organização começa a se infiltrar no governo de diversos países, mas existe um presidente que iniciou um plano de destruição dessa associação... Entretanto, sua casa foi atacada e sua filha, Elise, foi raptada. Uma carta foi enviada, exig..... AH, MAS PERAÍ! PRECISA DE TUDO ISSO PRA CONTAR O QUE DEVEMOS FAZER?!?

Bom, pra quem quiser, segue o resumo (em inglês):

A worldwide economic recession wreaks havoc with the nation and the planet. The impending threat of anarchy has given rise to a secret vice organization called 'Crime Ghost.' Dangerously poised to take over the world with its diabolic strategy, 'Crime Ghost' has infiltrated every country simultaneously. There is one President who has initiated a plan to wipe out the association, but now his home has been attacked and his daughter Elise abducted. A letter has arrived demanding that he resign his powerful position within a number of days, or else his beautiful Elise will be executed in a most unpleasant manner. The letter is signed 'Faust', the notorious mastermind of Crime Ghost. The president knows to whom he must turn. The President has summoned two men known as Paul and Vince, the incredible Ikari Warriors. Now, YOU become Paul and Vince. You must go to the enemy hideout, rescue the lovely Elise, fight Crime Ghost, and destroy them all. To do this, you will use your undersea scuba tactics; your guerilla fighting power with machine guns and grenades; and your own brute strength, together with your superior Martial Arts skills, performing kicks, round-house kicks, jump kicks, punches, and more. Ikari Warriors, save the world from chaos! Now!

E agora, vamos aos videos:

  ARCADE (o cara, no video, já avisa que tá usando cheats...)

  NES

Finalizando
Com essa série, que começou muito bem e que teve continuações não tão boas, nós aqui do Games e Prosa podemos garantir que o primeiro título é uma ótima pedida para quem curte o gênero e quer relembrar os bons momentos que os jogos da década de 80 nos proporcionaram. Os outros? Ah! Eles servem apenas para...... bem..... curiosidade?

2 comentários:

Agora que vocês já desenterraram tudo quanto é jogo de tiro da SNK, QUANDO VCS VÃO FALAR DE METAL SLUG?

Aliás, esse jogo é menos ruim que o GW. E tenho dito

Olha esse foto do Arnold de bárbaro................ MEU DEUS! kkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário

Solta a voz